fbpx

MARQUES FILHO ADVOGADOS MARCA PRESENÇA NO SEMINÁRIO “ARBITRAGEM NO AGRONEGÓCIO”

No dia 08 de abril de 2019, o escritório Marques Filho Advogados participou do Seminário “Arbitragem no Agronegócio” organizado pela CAMARB (Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial) e pela CAMFIEP (Câmara de Arbitragem e Mediação da Federação das Indústrias do Paraná) e apoiado pela Sociedade Rural do Paraná, no Parque de Exposições Ney Braga.

A importância do agronegócio brasileiro é notória: representamos, em média, 44% da exportação de alimentos, fibra e energia mundial. Como se vê, o Brasil possui um complexo sistema agroindustrial, a envolver políticas agrícolas, regimes especiais de contratação do trabalhador rural, mercados agroindustriais sucroenergético, princípios contratuais e contratos agrários, títulos do agronegócio, entre outros temas importantes.

Programação do Seminário “Arbitragem no Agronegócio”.

Todavia, os Tribunais Estaduais e Cortes Superiores brasileiras não têm priorizado tal temática em seus âmbitos de debates e decisões, causando grande insegurança jurídica, o que leva produtores rurais e partes envolvidas a optarem pela solução consensual de litígios, no caso, a arbitragem.

O Seminário abordou temas como as vantagens e os custos da arbitragem na resolução de conflitos no agronegócio, a importância de uma cláusula arbitral bem redigida nos títulos e contratos do agronegócio e a arbitragem de commodities.  

Além da parte teórica, o evento trouxe debate sobre casos práticos de arbitragem no agronegócio, no qual os participantes puderam verificar a aplicabilidade da arbitragem e suas vantagens.

Para saber mais sobre as palestras e debates ocorridos no evento, acompanhe nossas postagens nas mídias sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *