Marques Filho Advogados

O QUE É FUSÃO E AQUISIÇÃO DE EMPRESAS?

O processo de compra e venda de empresas desperta interesse tanto pelos seus valores como pela sua sofisticação jurídica e negocial.

Cada vez mais presente no Brasil, o mercado de fusões e aquisições atinge grandes conglomerados, empresas médias, de pequeno porte e até startups, de capital aberto ou fechado.

Este texto busca examinar este mercado de uma perspectiva macroeconômica, analisando aspectos gerais de uma operação de fusão e aquisição e responder de forma clara e objetiva o que é fusão e aquisição de empresas.

O termo Mergers and Acquisitions (“M&A”), de origem americana, refere-se à fusão ou compra e venda de empresas, como o próprio nome sugere. Basicamente, M&A trata sobre a transferência de propriedade de um negócio.

Fusão ocorre quando duas ou mais companhias consolidam suas operações dentro de uma nova empresa. Enquanto a aquisição se dá quando uma pessoa física ou jurídica (empresa) compra, total ou parcialmente, outra empresa, por meio da aquisição de suas ações/quotas ou de seus ativos.

A compra de ativos seria a compra de bens (tangíveis ou intangíveis) da empresa alvo, por exemplo um terreno, uma máquina ou até mesmo um contrato, para citar alguns exemplos. Já a compra de ações ou quotas seria a compra da participação societária da empresa alvo.

Por se tratar da transferência de propriedade de um negócio, o processo de M&A costuma ser longo e custoso, envolve negociações diversas, não apenas sobre valores e é divido em diversas fases. Falaremos mais sobre isso nos próximos conteúdos.

É claro que este processo de fusão e aquisição de empresas terá complexidade variada, dependendo das empresas envolvidas na negociação, setor de atuação, nível de profissionalismo e governança corporativa das empresas, entre outras questões relevantes.

Empresas de capital aberto com ações comercializadas na bolsa devem seguir as regras do mercado de capitais e da CVM. Todavia, empresas de capital fechado, de pequeno e médio porte, seguem um processo bem menos rígido. O que, por outro lado, não significa que seu processo deve ser feito sem a assessoria de profissionais competentes e especializados.

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Fique atualizado com notícias e informações da área do Direito

VEJA MAIS

O QUE É FUSÃO E AQUISIÇÃO DE EMPRESAS?

Este texto busca examinar este mercado de uma perspectiva macroeconômica, analisando aspectos gerais de uma operação de fusão e aquisição e responder de forma clara e objetiva o que é fusão e aquisição de empresas.

GARANTIAS NA CPR TÊM PRIVILÉGIO ESPECIAL

Recente decisão do Tribunal de Justiça do Mato Grosso, publicado em 2022, resolveu uma disputa entre dois credores pela preferência da penhora de grãos de

CATEGORIAS

AUTORES

RECENTES

Como podemos lhe ajudar?

Entre em contato e agende sua consulta jurídica

COMPARTILHE

Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on telegram
Telegram
Share on twitter
Twitter